29.4.13

Postagem simples, mas cheia de significados

Hoje minha postagem é simples. A algum tempo falei de como a lei da alienação parental estava sendo utilizada com fins machistas. Onde mulheres ficavam acuadas com medo de perder seus filhos quando os homens se utilizavam dessa lei. Era só a mulher peitar o " macho", reconstruir a vida que o lobo arrancava a mascara de cordeiro e acusava a mulher de ser alienante.
A lei em si não é o problema, ela tem a função de proteger os pais( tanto homens como mulheres) mas está sendo mau utilizada...e muitas mulheres por medo entram nesse retrocesso.
pois bem, enquanto navegava na rede, entre uma leitura e outra me deparei com uma foto, uma foto de uma associação de pais contra a alienação. Precisei baixa-la, e ler de novo...pq fiquei chocada.
O Outdoor era claro, a " lei maria da penha" incentivava a alienação parental...uma lei que recebeu esse nome de uma mulher que é o simbolo da atrocidade humana no âmbito familiar, uma lei que protege tantas mulheres. Uma lei que ainda é muito difícil de se colocada em prática pelo machismo enrustido dentro de cada um de nós...Tirem suas conclusões...só posso dizer que cada vez mais tenho certeza\ que essa lei está sendo usada para amedrontar mulheres...um retrocesso nos movimentos feministas. Espero sinceramente que os juizados de famílias estejam atentos aos lobos com pele de cordeiro.

Só um adendo. Não! a lei maria da penha não incentiva nenhuma alienação. a lei maria da penha salva vidas e futuros de crianças que viviam na convivência de lobos.

16.4.13

pq algumas lcoisas nunca mudam....como é difícil ainda ser mulher


Algum tempo atrás , não muito, as leis brasileiras eram a representação de um estado machista. A mulher não podia se separar pq além dela sair sem nada da relação, de não existir o divorcio e ser submetida a um processo de desgraça pública que cairia sobre ela, um  outro fator , bem mais forte, impedia a mulher de ter sua liberdade. Os filhos. A muito  pouco tempo, a mulher quando decidia sair de casa, ela perdia o pátrio poder sobre os filhos. Perdia seus direitos, perdia o direito a amar os filhos, a cuidar, , o direito e a possibilidade de ser mãe, pq ela ousou ser mulher.

A mulher era punida pela sociedade de todas as formas por ser mulher . Era uma punição pelo simples  fato da mulher ter escolhas...se ela escolheu ser mulher ela perde o direito de ficar com seus filhos, como se os filhos fossem coisas sem sentimentos  que podem ser retirados do convívio da mãe, pq o pai sempre tem razão.

.Pois bem, o mundo mudou, o feminismo alcançou várias vitórias, o divórcio virou lei, a mulher  pode fazer as suas escolhas...mas no quesito guarda dos filhos, ainda temos muito o que avançar. É incrível como o machismo velado se apresenta de forma voraz quando se depara com uma mulher que ousou a fazer escolhas. Quando vc ousa falar, escolher, decidir o rumo de sua própria vida tendo filhos, a punição social não mudou...imediatamente alguém que foi preterido, questionado, afrontado( de acordo com as suas percepções) vai ameaçar essa mulher com a coisa mais importante que ela tem na vida, os filhos. Continuamos colocando as crianças com status de coisas que podem ser usadas de acordo com vontades de terceiros. A mulher que faz escolha, que não se submete aos caprichos machistas continua sendo constantemente ameaçada de perder os seus filhos. É como se aquela pequena ( ainda bem ) parcela da sociedade que permanece machistas ( homens e mulheres ) falasse : “ se vc quer viver, se vc quer ser dona de si, perderá seus filhos”...é claro que hoje em dia se trata mais de uma ameaça do que de fatos, pois a justiça , em sua maioria, não é mais permeada de seres machistas. Mas, o fato de ainda existir tal ameaça nos demonstra que o machismo está aí....e que os filhos ainda são usados para a briga constante de homens e mulheres.

Na tentativa desesperada de manter o poder, de manter os direitos de macho, o machista que não se assume machista, ataca a mulher que o afronta. E o afrontamento é o simples fato dessa mulher viver. Pois não há maior ofensa a um homem machista do que o fato da mãe dos seus filhos  não mais viver em função dele, e sim em função de si e dos seus. Você é punida pq o centro do seu universo não inclui mais ele.

Uma vez ouvi uma frase que atacou todas as minha células feministas ( que não são poucas): “ minha vida continua, a sua partir daqui acabou”

Não gente, o fato da mulher se tornar mãe, não faz com que a vida dela acabe, é mais um capítulo dessa vivência, onde vai se ensinar aos seus a arte do respeito humano. O fato de não ter dado certo uma relação não proibi a mulher de viver outra, de ser feliz, de se reconstruir diariamente.

O machismo nos tempos modernos não é escancarado, vem escondido num discurso de politicamente correto, num discurso de vitimização. O machismo contemporâneo coloca a mulher como “perversa”, “má”, “louca” “ alienante”. Porque ousou ser mulher.

Quantos de nós, sem perceber, demos força a esses discursos machistas que vem carregado de máximas de senso comum como “ela quer colocar outro homem no meu lugar!”( a mulher tem todo o direito de reconstruir a sua vida após uma separação ou um abandono, até onde eu sei ser feliz ainda não é crime) “ ela quer tirar meu direito de pai”  ( muitas vezes estes foram completamente ausentes nesse direito e resolvem ser pais quando aparece um outro relação a vida da mulher). “quem é ela para dizer que eu não posso entrar na casa dela” ( a dona da casa, incrível, mas temos o direito de escolher quem entra ou sai de nossas casas)...” eu ameacei ela pq ela me fez perder a cabeça!”( já ouviu falar em lexotan, tratamento psiquiátrico querido?) “ eu bati nela para ela me respeitar ! “( esse tipo de respeito dispenso)Essas são algumas das frases clássicas.

Não podemos esquecer também,  que o machismo não é cheio apenas de homens machistas, mas também de mulheres machistas. Aquelas, que tomam a ex como uma inimiga mortal ( pq esquecem que são mulheres, e que ele está difamando uma mulher) que compram suas brigas pq aquela mulher é má ( de acordo com a ótica dele)...quando uma mulher compra a briga masculina ela pode não assumir, mas ela também é machista.

A única solução para enfrentar esse novo machismo enrustido, que continua tentando controlar as mulheres pela ameaça de perder o s filhos é enfrentar. Enfrentar o machismo. Não ter medo. O medo paralisa o ser humano e permiti que o machismo continue forte, atuando de formas diferentes.

Analise.... será mesmo que todas as mulheres são ruins? Será que todas são perversas? Será que todos os homens ( que usam dessas artimanhas )são vitimas? Será que você também não é machista?

8.4.13

O que está por trás da alienação parental

A muito tempo eu não passava por aqui!!!  E olha que as cobranças andam sendo enormes por postagens :). Mas, postar por postar nunca foi meu estilo e a minha falta de tempo tem sido grande. Mas na ultima semana, aquele bichinho feminista que mora em mim resolveu começar a me morder, quanto a um assunto que anda rondando tanto a minha vida pessoal quanto  a  moda pseudo intelectual...a tal da alienação parental...e depois de muito pensar me assustei com minhas conclusões...Afinal de contas,  é sempre bom pensar e repensar qual é o verdadeiro intuito das leis... ou nos proteger ou nos acuar...ultimamente ando percebendo que o sentido é mais de acuar do que proteger.. ou melhor, acuar um grupo e proteger o outro...

Tenho pensado bastante nos últimos tempos,  nessa tal lei da "Alienação parental." Nunca tinha parado para pensar nela, tinha uma visão bem senso comum ..." uma lei para proteger os direitos dos pais"... Uma lei tão bonita, que visa teoricamente garantir os direitos dos pais sobre a criança...porém teoricamente...
Tenho observado que a utilização dessa lei é feita de forma machista e cruel. Considero o ultimo resquício de machismo nas leis de família, onde o macho reprodutor não pode perder seus direitos, ou melhor, seu poder de forma alguma. Falo do macho reprodutor, pois constantemente vemos que quem se utiliza dessas leis é o macho. Uma lei que vilaniza a mãe, a mulher, e coloca o pobre homem marginalizado do processo de criação dos filhos. A visão do grande público é de "pobre homem". Mas será que ele é tão vítima assim ?
Uma lei que permite e justifica todos as falhas masculinas no processo de criação dos filhos...onde o pai pode esquecer um filho na escola...pois ele tem muito trabalho e a mãe não pode reclamar disso...onde o pai pode escolher quando ficar com os filhos...e se a mãe interferir..” quem é ela “ para colocar limites nos horários e nas atitudes do  grande macho! Onde o pai abandona uma mulher grávida e resolve participar da vida da criança na hora que lhe convém e se a mãe não permitir...quem é ela! Ele escolhe quando e como participar e a mulher tem a obrigação de ficar calada. Afinal de contas ,ela jamais pode interferir nesse processo...e muitas vezes ela acata a pressão, afinal  qual mulher não tem pavor de perder a guarda dos filhos?
Sempre penso no caso da menina joana ...um pai que acusou a mãe de alienação ( tudo pq a mãe queria a vida da menina fosse organizada) e conseguiu a guarda...será que a juíza tem peso na consciência  por ter sentenciado a criança a morte?

É comum ver nos sites que falam de alienação parental a ideia de que a mãe é uma “ recalcada” ( olha o machismo!!!!!) que quer afastar os filhos do seu ex “ macho”...e que esse afastamento é apenas para punir o homem...afinal de contas a vida da mulher deve ser em função do homem...ou amando ou odiando...pq realmente a mulher que é mãe não tem nada mais importante para fazer...ela deve passar o dia inteiro pensando no homem ...tipo bruxa memeia... como puni-lo, como ama-lo, como destruí-lo ( fala sério ...)

Eu sinceramente acho muito  curiosa essas teses da alienação parental...Que  intuito verdadeiro tem  essa lei?...pq uma mãe vitima de violência domestica é obrigada a aturar seu algoz? Ela não pode falar mal dele, ou tentar proteger seus filhos da má influência pq pode ser punida baseada nessa lei?

Um pai irresponsável que trata os filhos como troféu de masculinidade, onde os expõe para o público mas que mal contribuem moral e financeiramente , não podem ser questionados? Um pai que abandona uma mulher grávida merece a totalidade dos direitos, mesmo ele tendo abandonado, ou seja "não quero"?

 Observem que normalmente quem acusa de alienação parental esta enquadrado nesses estereótipos....o que mais me assusta é que mesmo depois do caso joana a justiça de família continua dando ouvidos a esses argumentos... Para mim, mas uma lei machista, onde a mulher que ousou questionar o poder masculino, que ousou a se libertar de um casamento violento, uma mulher que ousou ter uma criança , não fazendo  um aborto deve aceitar calada todas as formas de intromissão, pq o pai pode acusa-la de alienação parental...mas e se fosse o inverso? Se fosse uma mulher violenta, uma mulher que abandonou os filhos...será que daríamos mais uma chance a ela, ou a crucificaríamos?

Confesso, que não vou me assustar no dia que o Goleiro  Bruno acusar a mãe da Eliza samúdio de Alienação e derem a ele direito de visitação...afinal de contas ele só matou a mãe da criança....merece uma segunda chance....mas se fosse ao contrário....

O mais triste é que nesse exato momento tem alguma mãe ou muitas sendo ameaçadas de serem enquadradas nessa lei. Pq a verdade é que a mulher continua não podendo questionar o todo poderoso macho. O medo ainda é a principal arma do opressor ...a ameaça silenciosa contínua, diária...tá na hora de perder o medo, pq o machismo só é vencido quando é enfrentado...quando o medo para de dar as cartas do jogo