14.5.12

O machismo nosso de cada dia



Todo dia, é só ligar a tv, passar por uma banca de jornal que lá esta uma manchete de violência contra a mulher. E os passantes nem olham mais, preferem falar da final do campeonato estadual, falar da crise grega, espanhola ....mas fecham os olhos para o aumento absurdo da violência contra a mulher no Brasil . A violência de gênero...e isso está ocorrendo pq nós normalizamos tal violência. Finalmente seguimos a cartilha do sistema e não ligamos mais para aquelas notícias.... afinal é comum...mas confesso, que essa atitude não me causa estranheza visto que vivemos na zumbilândia... onde ninguém mais pensa...
Mas, o que tem de fato me chocado é a normalização do crime( tanto físico como o moral) contra a mulher nas camadas ditas intelectualizadas...principalmente nos ditos de “esquerda” ( digo ditos de “esquerda” pq quem normaliza violência não é de esquerda...está mais para o socialismo de hitler...)
Ouço constantemente tais desculpas dos amigos intelectuais : “ ele bateu nela pq ela o estressou!! “ “ aquele tapa na cara foi uma perda de consciência do meu amigo “ o meu pobre amigo está confuso por isso abandonou a mulher dele grávida”..e o que mais me deixa horrorizada é que os mesmos que justificam as diversas formas de violência contra a mulher são aqueles que defendem os direitos das mulheres...mas provavelmente estes defendem o direito da mulher do vizinho..ou o direito da mulher do pobre pq a sua deve ficar calada, não reclamar. A violência nestes nichos está nas diversas formas...até no ato de achar que a total responsabilidade do cuidado das crianças é da mulher...quantas vezes assisti chocada discussões políticas em casa de “amigos” onde o homem ficava tranquilo, tomando a sua cerveja, falando da situação de opressão da mulher enquanto a sua “ companheira” estava exausta tentando colocar uma criança para dormir...confesso, Já ouvi os mais loucos argumentos mas, o mais comum é o da culpabilização da vitima e a vitimização do algoz com diversas desculpas..
Os crimes contra as mulheres aumentaram pq nós justificamos os crimes, as ofensas , a falta de respeito quando temos um vinculo com o algoz..o que se torna no mínimo uma contradição. Defender ideologicamente uma postura e ir contra esta na prática de vida...lamento informar meu querido ( em debates cara a cara mando um “ baby” rs)mas vc não é de esquerda é de direita e das brabas...daquelas bem reacionárias...
O que percebo é que nossa prepotência ideológica nos colocou um véu sob nossas vistas de senso comum onde não conseguimos perceber os nossos erros..a nossa porção machista que contribui muito o aumento da violência de formam geral. Sera mesmo que lutamos por igualdade?? será mesmo que acreditamos que somos iguais??? Quando acreditamos realmente numa idéia, seguimos de fato um projeto político esse começa em casa, nas nossas relações humanas...
Nós, quando fechamos os olhos por amizade ou justificamos por amizade , de uma certa forma, perdoamos também o estuprador, o espancador, o assassino...e não temos sequer o direito de questionar quem justifica aquela atitude pq nos já justificamos em alguns momentos. Quando vejo o slogan da “ marcha das vadias “ ( que muito respeito a idéia) onde diz que posso vestir o que quiser me assusta que estes que propagam as idéias justificaram em algum momento da vida uma atitude machista..falta reflexão...falta coragem para se assumir ideologicamente...mas quem quer ter coragem de promover uma análise de fato sobre si?:??? quando nos descobrimos somos obrigados a mudar e o gardenal e o rivotril de cada dia é amis barato que uma mudança em nossos mais profundos pensamentos..

Um comentário:

  1. belo pots!

    O machismo deixa a sociedade estagnada. Mudar essa situação e esse comportamento não é fácil, porém deve ser feito a cada dia, só assim construiremos um mundo melhor e mais digno para homens e mulheres.

    te convido a participar do meu infinito particular.
    blogestarcomvoce.blogspot.com.

    Ps: se vc participar de lá, me avise quando tiver novidades aqui e com certeza eu retornarei. Abraços e sucessos para vc e suas amigas.

    ResponderExcluir