2.1.10

Retrocesso

Em pleno 2010 não temos carro voador, nem aquela luz que transporta seres humanos. Tudo de um certa forma,  está muito parecido com algumas décadas atrás .
 Tudo bem de uma certa forma a tecnologia avançou, mas o comportamento humano retrocedeu e muito. Estamos no auge da intolerância. Não se tolera o diferente, não se tolera uma argumentação, não se tolera nada.  E algo que vem se tornando uma reclamação frequente e universal é o machismo. A muito tempo não se ve um comportamento tão machista dentro da sociedade ocidental. Isso não é uma fala feminista muito pelo contrário, é sim um questionamento para tentar entender pq estamos nesse retrocesso no campo das idéias?
Quando amigas  vinham questionar  a dificuldade de se manter um relacionamento, quando parávamos para pensar na questão em si, percebíamos que o problema era muito maior e não era isolado. O problema  na verdade se trata de uma espécie de doença. Ele está numa doença que persiste junto com a história da humanidade, que é o machismo. Você pode ser legal, descolada, brincalhona e até inteligente! Mas não pode ser mais inteligente que ele e nem demonstrar maior capacidade de argumentação do ponto de vista lógico, pq você verá o cara alegre e divertido na hora ou cortar o papo ou fazer um bico. Por trás do mal humor do acompanhante está na verdade um machismo escondido, onde a mulher dele não pode aparecer mais que ele. Me lembro uma vez de estar num carro e ouvir de um grande amigo que ele não conseguiria ter uma mulher que se destaca-se no mesmo meio que ele . Confesso que aquilo além de me chocar jogou toda a admiração no lixo pq é quase assustador. Em pleno século XIX ainda existe uma enorme dificuldade de se lidar com mulheres efetivamente pensantes e questionadoras. Mulheres que não vão baixar a cabeça ou abrir mão daquela postura pq seu parceiro não gostou. É uma violência silenciosa, por que quando você assume esta postura de questionar o mundo, refletir, pensar e brigar pelos seus pensamentos você instantaneamente abre mão de uma vida pessoal plena.
Se olharmos historicamente ou mesmo observarmos as grandes mulheres que existem atualmente ( que infelizmente no ocidente está escasso o oriente está a frente) os sacrifícios do ponto de vista pessoal é imenso. A vida pessoa é quase inexistente. As mulheres que lutaram pela possibilidade do voto, da separação, que pensaram filosoficamente não tinham uma vida pessoal. Não por que não quisessem mais pq quem as aceitaria? Pq no fundo o machismo está alí. As mulheres podem votar, podem " pensar" mas não podem contrariar.
 Existe um retrocesso silêncioso  e uma intolerância crescente . E o pior de tudo é que estamos numa época triste do pensamento. Onde as pessoas estão discutindo ou só sobre a prática ou só sobre teorias que já foram por demais discutidas. Mas não há a discussão e a produção de novas idéias , de novas teorias. Em pleno século XXI o que adianta ter tanto avanço tecnológico se existe um  retrocesso enorme no aspecto humano.
As pessoas estão com uma enorme dificuldade de refletir . E observando isso lembro de uma afirmação de Adorno, quando ele diz que a educação serve para impedir novos campos de concentração. Não se iludam, a impossibilidade de reflexão efetiva, a falta de liberdade para se discutir assuntos básicos e a intolerância  é de uma certa forma um campo de concentração invisível . Pois não há nada mais perigoso que não ter consciência efetiva da realidade.

2 comentários:

  1. Ah minha amiga, como é complicada essa vida né... Mas a culpa não é do machismo nem é dos homens...

    Nós pobre individuos sem útero é que somos oprimidos por essas mudanças, o nosso modo de pensar e de agir foi mudado á força. E ainda assim você não vê por ai ninguem defendendo o retrocesso. A volta dos valores concervadores. Nós homens estamos em transformação também mas quem propulciona essa transformação são vocês mulheres. Saber até onde as vocês querem ocupar um mundo que antes masculino é uma questão delicada. E não culpem o gênero inteiro pela insegurança de uns poucos fracassados.

    E por outro lado nós homens somos competitivos, temos testosterona sendo bombeada em nossas veias. Buscar homens fracos que não acrescentam em nada só porque eles não se intimidam pode ser só mais uma fuga. Qualquer parceiro que esteja em pé de igualdade com você sempre vai ter um lado competitivo. Melhor que vocês não atuem na mesmo área não ?

    ResponderExcluir
  2. Ironicamente, se nao fizermos nada hoje, daqui 10 anos sentiremos falta do agora ...

    ResponderExcluir