1.3.10

Boa moça e Bom moço 2 rs

Bom pessoal, eu recebi algumas críticas por ter escrito sobre a boa moça. Como se fosse uma atitude pessoal. É incrível que o falar de coisas óbvias, mas muitas vezes não ditas causa um incomodo enorme. Na verdade a questão que foi abordada aqui , da  "boa moça" pode perfeitamente ser utilizada no  aspecto masculino no " bom moço".
Enquanto eu estava pensando nessas críticas comecei a falar sobre isso com uma ex aluna e agora estudante de filosofia ( maior orgulho rs) e percebi que a verdadeira  crítica construída a estes pseudos modelos sociais,  está no fato de que são pessoas que passam a sua existência inteira sem promover grandes questionamento sobre o mundo. São aquelas pessoas pseudo felizes, pseudo comedidas. Com seus empregos razoáveis , sua rotina comum...Um pessoa questionadora já enlouqueceria com esta frase " empregos razoáveis e rotina comum"...como assim?  Como pessoas podem passar toda a sua vida vivendo dentro de esquemas pré programados, com regras que passam longe de serem éticas. Estas, que  são na verdade regras puramente moralistas...Onde no primeiro embate com o diferente,ao invés de persistir na busca por conhecer o novo, a pessoa  acaba por  recuar, para voltar a sua falsa calmaria e fingir que aquele momento nunca existiu. Pensando nisso, quando questionamos  a preferência masculina pela pseudo boa moça, questionamos no fundo a preferência pelo que não trará surpresas...pelo que não compete...pelo que não assusta...pelo que não ira desafiar a calmaria de um rotina construída para " nunca " dar problemas.  Algumas pessoas preferem viver, passar a sua existência inteira nesse estágio. E da mesma forma que não querem se deparar com o diferente no relacionamento, não admitem debates profundos sobre problemas sociais. São aquelas pessoas que permitiram o nível de violência no mundo, o nível de exclusão social. Que  fecham os olhos para os problemas de todo um grupo social , para não correr o risco de ter que resolve-los. (Uma boa metáfora sobre esta questão está no próprio filme " distrito 9")  O relacionamento que tende cultivar esse modelo de   boa moça ou bom moço é apenas uma pequenina parcela do nosso comportamento com o todo social. Onde muitos fazem de tudo para continuar a viver em uma bolha ....
 Ainda bem que existem aqueles que sentem  a necessidade de questionamento, de viver em plenitude, caso contrário, ainda estaríamos na idade da pedra, principalmente no sentido do pensamento humano.
Quando agente fala desse modelo de comportamento, no fundo é um alerta, pq foram tantas lutas para conseguir pelo menos a aceitação mínima da independência, que não podemos fechar os olhos para este surto de moralismo que tem tomado conta da nossa sociedade neste momento de crise do pensamento pós moderno. nunca podemos deixar de questionar, mesmo as coisas mais banais...pois esta aparente banalidade muitas vezes é a representação  de idéias que já deveriam estar enterradas na humanidade.

2 comentários:

  1. isso aí. Previsibilidade e senso comum sux!

    ps: vc podia botar uma fontezinha mais bonita, dar uma caprichada no layout, pra tornar a leitura mais agradavel e o ambiente mais convidativo!

    ResponderExcluir
  2. haha vou pedir para uma amiga fazer isso moço

    ResponderExcluir