19.3.10

Sentimentos

Porque será que temos tanta dificuldade em lidar com os sentimentos? Porque temos tanto medo de sofrer, de ser alegre... Em nossa sociedade contemporânea, é quase que proibido  sentir. Somos quase que obrigados a ser diariamente eufóricos e quando não estamos em estado pleno de euforia somos obrigados a disfarçar. É como se tivéssemos que fingir quase que o tempo todo que tristezas não existem, e nos momentos de tristeza, temos que nos isolar para que os outros não se sintam incomodados com o fato de alguém assumir que não existe perfeição. Sim, quando buscamos a euforia diária estamos sim buscando uma perfeição que não existe. Não conheci ninguém que tenha aprendido algo em momento de felicidade ou calmaria, as melhores histórias de amor sempre são tristes e confusas ( as que mais dão ibope são as que morrem alguém no final rs ) e na verdade, as grandes lições da vida vem depois de muita " porrada". O mais engraçado,  é ver o desespero das outras pessoas... não com a sua tristeza mas com o que ela trás. As pessoas se sentem incomodadas com o fato daquilo existir e de que a qualquer momento pode ocorrer com elas. Que sua pseudo perfeição possa ser  incomodada. quando o sentir tristeza é normal.
Vemos constantemente casais felizes e alegres, quase em uma felicidade fotográfica. Vemos sorrisos duros como se pousassem eternamente para fotos, sorrisos vazios e ocos. Nos penduramos em pessoas com tanto medo de ficar sozinho que percebemos que  estamos sofrendo muito mais por estar com alguém que não gostamos...e perdemos as grandes sortes,  pq estamos com alguém ao lado só para fingir para o mundo que está tudo bem. Mas fingir para que? Pq esta necessidade absurda de que as pessoas achem que estamos felizes, pq nos torturamos muitas vezes em relacionamentos falidos para que os outros não descubram que você não é feliz? Passamos boa parte de nossa existência na total aparência, na aparência de felicidade. E talvez nunca encontraremos esta se ficarmos fingindo eternamente  que está tudo bem . É só observarmos quantos dos que nossos amigos já perderam a magia dos relacionamentos a algum tempo? quantos de nossos amigos começam relacionamentos pelo simples medo de ficar sozinho...ou achando que uma nova pessoa pode resolver os problemas. E as nossas individualidades, será que ninguém pensa que são estes momentos confusos que fazem agente parar para pensar no quanto  ele é importante, o quanto estamos deixando de viver nosso processo de catarse? Será que não percebemos que muito das grandes decisões ou das melhores  criações não foram feitas em momentos de euforia, pois é na crise que repensamos o todo?
essa idéia de felicidade eterna não existe...e é bom não existir! pq uma vez na vida temos que nos permitir a catarse!

Um comentário:

  1. Muito bom esse post. Tbm queria saber que mania é essa que as pessoas de tem de achar que temos que estar felizes o tempo todo. E pior, se estamos tristes, cansados, "de saco cheio"...temos que nos isolar. Tem coisa pior que ficar rindo e fingindo que está tudo lindo só pra sermos rotulados de "gente normal"?!

    ResponderExcluir