27.3.10

Mulheres independentes

Sempre escrevemos aqui sobre a dificuldade de mulheres independentes de manterem um relacionamento. Percebi que falamos muito dos relacionamentos mas não traçamos efetivamente o que é uma mulher independente. Se estivéssemos na década de 60 e 70 as mulheres independentes seriam aquelas que conquistaram seu lugar no mercado de trabalho, sua autonomia sexual ( a maior vitória  conseguida neste mundo masculino), mas estamos na primeira década de um novo século. De um século onde as mulheres naturalmente  trabalham fora e onde ninguém mais as critica por suas liberdade sexual...mas estranhamente, ela  ainda é  duramente criticada por sua liberdade intelectual. As mulheres independentes do início do século XXI se depararam com um novo tipo de questão a ser trabalhada. A liberdade intelectual. É claro que vão aparecer alguns ditos " sabedores de tudo " e falaram:  "Claro que a mulher tem liberdade intelectual"..."elas falam e escrevem sobre tudo"...será? Será que realmente conseguimos a independência intelectual ou esta dita independência  está atrelada a outros fatores atenuantes?
Sempre quando vemos uma mulher com grande capacidade intelectual, que dedica grande parte do seu tempo aos seus estudos e não a sua beleza estética, logo vemos a nossa sociedade que diz não ser machista rotula-la como "sem homem"  "sapatão " ( o termo é pejorativo e além disso, tem gente que acha que é errado ter outra opção sexual ) .
Quando vemos aquela mulher firme que tem essa firmeza nas palavras , nas suas lutas , nas suas convicções a rotulamos de "maluca", ou "estressadinha" ...mas quando vemos um homem na mesma situação ele é considerado o cara que tem ideal, que tem coragem! Quantas vezes estas vão ouvir de familiares e de amigas que seria bom mudar um pouco o seu jeito para conseguir um relacionamento...Que tipo de liberdade é essa que a pessoa é aconselhada a deixar de ser quem é para ser permitida a ter um relacionamento? Além disso, ainda temos aquelas pessoas que não possuem a menor autonomia de idéias se rotulando como independentes...e de uma certa forma atrapalhando a aceitação social da verdadeira independente. Chamo de verdadeira independente aquelas que tem a  plena liberdade do pensar. Sem se preocupar com o nível do choque que os outros vão ter com suas idéias. Pois automaticamente uma mulher que tem liberdade de pensar, acaba tendo sua autonomia na vida profissional e sexual.  E estranhamente, as vezes tenho a impressão que  essa liberdade de idéias está se perdendo.
Cada vez é mais difícil descobrir novas pensadoras, novas questionadoras....ando vendo as pessoas dando conselhos  dignos da década de 50... Alguns questionamentos importantes para as mulheres sendo discutidos por homens...será um retrocesso?
E nestes questionamentos todos lembrei de uma situação. Uma vez numa aula de geografia a uns 15 anos atrás um professor meu disse que  a nossa tão conquistada autonomia profissional foi uma necessidade do sistema capitalista...na época achei o cúmulo ouvir isso e um desrespeito. Mas hoje, anos depois e pensando bem tenho minhas dúvidas sobre o nível de verdade dessa afirmação.Mas se isso realmente for um fato,  será que o sistema capitalista não está mais precisando  dessa enorme autonomia feminina? E com isso, aparece um outro questionamento maior,  será que se realmente fôssemos independentes intelectualmente o sistema teria esse poder de mudança das nossas verdadeiras vontades e necessidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário