8.4.13

O que está por trás da alienação parental

A muito tempo eu não passava por aqui!!!  E olha que as cobranças andam sendo enormes por postagens :). Mas, postar por postar nunca foi meu estilo e a minha falta de tempo tem sido grande. Mas na ultima semana, aquele bichinho feminista que mora em mim resolveu começar a me morder, quanto a um assunto que anda rondando tanto a minha vida pessoal quanto  a  moda pseudo intelectual...a tal da alienação parental...e depois de muito pensar me assustei com minhas conclusões...Afinal de contas,  é sempre bom pensar e repensar qual é o verdadeiro intuito das leis... ou nos proteger ou nos acuar...ultimamente ando percebendo que o sentido é mais de acuar do que proteger.. ou melhor, acuar um grupo e proteger o outro...

Tenho pensado bastante nos últimos tempos,  nessa tal lei da "Alienação parental." Nunca tinha parado para pensar nela, tinha uma visão bem senso comum ..." uma lei para proteger os direitos dos pais"... Uma lei tão bonita, que visa teoricamente garantir os direitos dos pais sobre a criança...porém teoricamente...
Tenho observado que a utilização dessa lei é feita de forma machista e cruel. Considero o ultimo resquício de machismo nas leis de família, onde o macho reprodutor não pode perder seus direitos, ou melhor, seu poder de forma alguma. Falo do macho reprodutor, pois constantemente vemos que quem se utiliza dessas leis é o macho. Uma lei que vilaniza a mãe, a mulher, e coloca o pobre homem marginalizado do processo de criação dos filhos. A visão do grande público é de "pobre homem". Mas será que ele é tão vítima assim ?
Uma lei que permite e justifica todos as falhas masculinas no processo de criação dos filhos...onde o pai pode esquecer um filho na escola...pois ele tem muito trabalho e a mãe não pode reclamar disso...onde o pai pode escolher quando ficar com os filhos...e se a mãe interferir..” quem é ela “ para colocar limites nos horários e nas atitudes do  grande macho! Onde o pai abandona uma mulher grávida e resolve participar da vida da criança na hora que lhe convém e se a mãe não permitir...quem é ela! Ele escolhe quando e como participar e a mulher tem a obrigação de ficar calada. Afinal de contas ,ela jamais pode interferir nesse processo...e muitas vezes ela acata a pressão, afinal  qual mulher não tem pavor de perder a guarda dos filhos?
Sempre penso no caso da menina joana ...um pai que acusou a mãe de alienação ( tudo pq a mãe queria a vida da menina fosse organizada) e conseguiu a guarda...será que a juíza tem peso na consciência  por ter sentenciado a criança a morte?

É comum ver nos sites que falam de alienação parental a ideia de que a mãe é uma “ recalcada” ( olha o machismo!!!!!) que quer afastar os filhos do seu ex “ macho”...e que esse afastamento é apenas para punir o homem...afinal de contas a vida da mulher deve ser em função do homem...ou amando ou odiando...pq realmente a mulher que é mãe não tem nada mais importante para fazer...ela deve passar o dia inteiro pensando no homem ...tipo bruxa memeia... como puni-lo, como ama-lo, como destruí-lo ( fala sério ...)

Eu sinceramente acho muito  curiosa essas teses da alienação parental...Que  intuito verdadeiro tem  essa lei?...pq uma mãe vitima de violência domestica é obrigada a aturar seu algoz? Ela não pode falar mal dele, ou tentar proteger seus filhos da má influência pq pode ser punida baseada nessa lei?

Um pai irresponsável que trata os filhos como troféu de masculinidade, onde os expõe para o público mas que mal contribuem moral e financeiramente , não podem ser questionados? Um pai que abandona uma mulher grávida merece a totalidade dos direitos, mesmo ele tendo abandonado, ou seja "não quero"?

 Observem que normalmente quem acusa de alienação parental esta enquadrado nesses estereótipos....o que mais me assusta é que mesmo depois do caso joana a justiça de família continua dando ouvidos a esses argumentos... Para mim, mas uma lei machista, onde a mulher que ousou questionar o poder masculino, que ousou a se libertar de um casamento violento, uma mulher que ousou ter uma criança , não fazendo  um aborto deve aceitar calada todas as formas de intromissão, pq o pai pode acusa-la de alienação parental...mas e se fosse o inverso? Se fosse uma mulher violenta, uma mulher que abandonou os filhos...será que daríamos mais uma chance a ela, ou a crucificaríamos?

Confesso, que não vou me assustar no dia que o Goleiro  Bruno acusar a mãe da Eliza samúdio de Alienação e derem a ele direito de visitação...afinal de contas ele só matou a mãe da criança....merece uma segunda chance....mas se fosse ao contrário....

O mais triste é que nesse exato momento tem alguma mãe ou muitas sendo ameaçadas de serem enquadradas nessa lei. Pq a verdade é que a mulher continua não podendo questionar o todo poderoso macho. O medo ainda é a principal arma do opressor ...a ameaça silenciosa contínua, diária...tá na hora de perder o medo, pq o machismo só é vencido quando é enfrentado...quando o medo para de dar as cartas do jogo

Um comentário:

  1. Obrigada! Você traduziu meus pensamentos e sentimentos a respeito dessa lei! Sempre me incomodou, sempre a percebi como machista e injusta mas não sabia como expressar.
    Você faz bem em levantar essa lebre!

    ResponderExcluir