16.11.11

Discuto sim , estou vivendo...tem gente que não discute e está morrendo ( por dentro)

Estava refletindo essa manhã sobre uma frase que ouvi de uma pessoa “ vc discute com todo mundo, até com a parede” me peguei pensando sobre isso...não no sentido mesquinho onde agente só pensa em retrucar afirmações feitas sobre a gente e vindo daqueles que não tem condições de falar de ninguém . Mas, no sentido ideológico dessa frase “ vc discute com todo mundo”. E enquanto eu pensava eu percebi que sim! Que eu discuto com todo mundo por uma razão muito simples ...eu penso...logo questiono e discuto...o normal deveria ser que todas as pessoas que compõem nossa sociedade tivessem a capacidade reflexiva e argumentativa para poder questionar o mundo. Vivemos em um mundo desigual, com pseudos liberdades onde a lei do mais forte ainda vigora. Vivemos num mundo onde as pessoas mais humildes não tem sequer o direito de falar, onde muitos da classe média se dizem politizados e revolucionários mas reproduzem em casa as mais terríveis atitudes de barbárie...e na rua, continuam agindo politicamente não como iguais mas como pseudos salvadores. Num mundo onde a mulher ainda é submetida a situações humilhantes de desrespeito moral e físico...onde a violência ainda é a arma de controle social ..
A arte da discussão significa que não concordamos com determinada situação. Mas aqueles que questionam incomodam... pq obrigam de uma certa forma que os outros reflitam, que os outros percebam que vivem num mundo de pseudos liberdade...nesse mundo vc tem duas escolhas: ser o bonzinho contido ou o questionador que muitas vezes é odiado por ter coragem de falar.
É triste perceber que a dificuldade de argumentação, a dificuldade das pessoas de mudarem suas vidas faz com que elas tenham posicionamentos mesquinhos de retirar do processo os que questionam...elas reproduzem o discurso do opressor ou da elite que no fundo quer mais que a sociedade como um todo não discuta, não reflita.  pq assim, consequentemente não se terá mudanças de fato na organização social. O que é cômico, é que justamente os que questionam estão felizes...pq podem falar, podem ser libertar das amarras de uma sociedade que quer te manter calado ou que apenas vc reproduza um discurso feito por alguém...Acreditar na mudança é promove-la no dia a dia e se para isso os que ousam mudar tenham que ser rotulados como chatos, repetitivos, que gostam de confusão é melhor ser assim... pelo menos estes não repetem padrões sociais que o nosso querido educador paulo freire já aponta na pedagogia da autonomia..será que vc realmente tem liberdade quando tenta retirar a liberdade do outro..ou é apenas um bonequinho do sistema fazendo o trabalho sujo sem ao menos ter consciência disso ?

Um comentário: