12.11.09

O segundo sexo

        Existe um livro muito pouco difundido nos tempos ditos contemporâneos e avançados chamado " o segundo sexo". Esse Livro faz uma análise filosófica e histórica da situação da mulher. A gente passa boa parte do tempo da escola acreditando que foi o movimento feminista que libertou as mulheres do sistema de dominação e opressão. Mas, sempre achei essa história meio estranha. Por que para mim , com aquela visão sonhadora , quase revolucionária, mulheres independentes não fazem tripla jornada. Elas não se desesperam porque não tem um relacionamento e não precisam de ninguém ao lado delas. Elas teriam um emocional forte por que alcançaram a sua independência em todos os aspectos. Sempre achei essa pseudo independência um tanto confusa. E um dia, estudando filosofia comecei a pensar. Será que realmente a saída da mulher de casa para os postos de trabalho foi uma conquista dos movimentos feministas ou uma necessidade do sistema capitalista por mais mão de obra nas linhas de produção? Estamos falando de algo profundamente complicado. Pois, como assim, questionar os movimentos feministas? Não, não estou questionando a legitimidade dos movimentos feministas muito pelo contrário. As mulheres que apareceram nestes movimentos possuíam a independência financeira e emocional. Mas, estranhamente as suas lutas só conseguiram conquistar a independência financeira. Será que o sistema permitiu que nós conquistássemos esta liberdade financeira para que sem perceber, perdêssemos o foco principal, que era o de lutar por uma liberdade intelectual e emocional? E se aprofundarmos tal pensamento,veremos que isso é feito com os dois sexos, tanto homens e mulheres são valorizados socialmente pela suas contas bancárias, e não por suas capacidades intelectuais.

Quando brincamos e falamos dos " desastres amorosos" estamos falando de um estágio que ainda não foi superado. Não conquistamos a independência plena e talvez nem tenhamos conquistado alguma independência. Isso nada mas foi que uma grande jogada.

Eu aconselho sinceramente a leitura deste livro, pois ele tem a capacidade de nos dar uma visão diferente sobre o processo de dominação da mulher e consequentemente todo a subjetividade humana do ponto de vista existencial.

Como sei da dificuldade para encontrar estes livros estou disponibilizando o link para baixar os dois volumes na integra :

link no mídia independente para o volume 1: Fatos e Mitos

link no mídia independente para o volume 2: a experiência vivida

ou http://feminista.wordpress.com/2008/01/20/o-segundo-sexo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário