19.10.09

Jane Austen

 Não existe a possibilidade de se ter um blog que fala de relações amorosas sem comentar um ícone do romantismo do século XIX e XX, Jane Austen. Talvez a melhor escritora de romances femininos dos últimos tempos, mas a verdade é que a sua vida contrasta barbaramente com a sua escrita.


Ela escreve sobre romances que tem finais felizes, só que o dela foi um desastre total. Seu maior romance que não é o meu favorito, diga - se de passagem, orgulho e preconceito, veio depois dela ser impedida de se casar com que amava por questões de orgulho e preconceito! (esse povo se conhecia e já casava sem fazer um test-drive antes rs) Qualquer semelhança não é mera acaso. Mas estou escrevendo este texto por causa de outro romance, Persuasão! Este, só foi publicado depois de sua morte e fala de uma mulher que conseguiu depois de oito anos de separação se juntar ao seu grande amor, depois de ter sido separado dela por orgulho e preconceito! Aí, eu estava pensando, é incrível como os sentimentos se apresentam diferente entre homens e mulheres! As mulheres entram num estado de tamanho sofrimento que deixam de viver. Só que esta forma de comportamento em relacionamentos não é uma questão biológica e sim social, cultural. Fomos ensinadas pelos contos da bela adormecida, que dorme 100 anos em busca do amado (bizarro!!) e branca de neve que é salva da morte por um beijo e casa com seu amado (olha o nível da dependência feminina neste conto) a acreditar que não viveríamos sem alguém! E se acreditar nessa máxima, vai deixar de viver mesmo. Eu tenho uma amiga que tem sucessões de decepções amorosas, várias ao ano e tudo isso é culpa de uma educação que nos fez acreditar desde a infância que só seremos felizes se tivermos um homem ao lado (ainda ouço isso, mas a realidade é que um pote de nutella me deixa mais feliz do que alguns homens rs)

Já se passaram dois séculos e o nosso comportamento é igual ao daquelas moçoilas que chegam ao ponto de morrer de amor. É claro que gente não morre de amor até porque a gente tem mais o que fazer nos tempos modernos RS. Mas o fato de ainda em pleno século XXI, a gente se comporta como donzelas que perderam a castidade por que o cara não ligou não ta com nada. Talvez se Jane Austen vivesse no tempo atual ela não só não teria morrido prematuramente, como talvez nem escrevesse persuasão! Simplesmente porque ela iria chorar um dois dias e depois cairia na noite e conheceria outro cavalheiro de comportamento tão distinto quanto e belo, porém com certeza ela faria o test-drive antes de assumir algum tipo de compromisso haha!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho q o segredo de não virarmos tão "belas adormecidas" é a independência.

    Independência emocional. Isso sim.

    Quando as mulheres aprenderem a ser independentes emocionalmente, os homens vão ter q "rebolar" pq não vai ter mulher trancada em casa chorando ou esperando com tanta facilidade como hj.

    Não ligou? "Foi pra São Gonçalo"? Problema dele. Eu vou pôr meu pretinho básico e ir pra noite.

    Não necessariamente pra "pegação", mas sair com amigos, rir, me divertir.
    Viver.

    ResponderExcluir